Buffet Bhagwan é um restaurante indiano em BH que destaca-se pela autêntica culinária indiana. Também trabalhamos com entrega de comida indiana pelo delivery. Faça seu pedido e receba pratos com sabor da India direto em sua casa.
AS ERVAS E CONDIMENTOS
O emprego correto de especiarias é de muita importância na culinária indiana. Elas dão à comida o sabor, o aroma, propriedadesterapêuticas e mais importante, fazem com que a comida fique de fácil digestão. Por ex: um prato preparado a base de aveia ougrãos seria pesado, mas adicionando uma pequena quantidade de cardamomo ou gengibre ficaria de fácil digestão, absorção eassimilação. Os pratos preparados a base de vegetais e cereais causam problemas gástricos, adicionando na receita um pouco deassafoetida ou sementes de orégano (ajwain), reduziria os efeitos sem afetar os benefícios destes.
A seguir descrevemos as principais especiarias e as propriedades delas.
Açafrão (Keshar):- originário da região do mediterrâneo, é o estigma da flor de açafrão. É a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias 150 mil flores para se obter 1 kg do produto. De cor amarelo-alaranjado tem sabor quente e picante e aroma muito agradável. Ajuda purificar o sangue controlar resfriado e alivia hemorroídas. Usado na preparação de pullaos e doces.
Alho (Lahsun):- usado no tratamento dos sistemas digestivo, respiratório, nervoso, circulatório (purifica o sangue e reduzcolesterol) e reprodutivo. É um poderoso afrodisíaco, estimulante e desintoxicante. Por ser bom para aumentar a produção de sêmen,é estimulante e tem um efeito sobre o sistema reprodutivo, por isso, não é recomendado para praticantes de ioga.
Anise ou Dill (Suwa):- sementes de cor marrom-dourado e com aroma delicioso. Estimulam o apetite e ajudam a digestão. Torradasjunto com sementes de papoula são usados como refrescantes após as alimentações. O uso da hortaliça com batata e outras verduraspropícia um sabor todo especial. É recomendado para as mães que amamentam por ter propriedades de aumentar a produção do leite.
Anis ou Erva doce (Sounf):- sementes de cor verde clara e com aroma doce, estimulam a digestão e são usadas como refrescantes apósas refeições. Regula a menstruação e alivia dores abdominais.
Assa-fétida (Hing):- esta resina de cor amarela-marrom tem uma aroma muito forte. É um poderoso agente digestivo de qualidadestamasic que limpa a flora intestinal destruindo vermes. É um tempero indispensável na culinária indiana mas deve ser usado empequenas quantidades. Para preservar muito mais tempo os temperos moídos como pimenta, cominho, curcumã, etc., coloque um pedaço deste nos potes.
Cardamomo (Ilaichi):- estimula mente e coração dando claridade de visão e uma disposição alegre. Regula a quantidade de ácido no estômago e ajuda parar o vômito e tosse. De qualidade satvic desintoxica a cafeína no café e chá. Tem três tipos de cardamomos um de cor marrom forte, de tamanho maior e aroma forte, e é usado inteiro nos pullaos. Outros dois de tamanho menor, de cor creme, everde de aroma menos forte, usados nos doces e pratos de vegetais.
Canela em pau (Dalchini):- regula a circulação de sangue, atividades do aparelho digestivo, respiratório e dos rins. Usado em tratamento de dor de dentes, tensão muscular, dores de garganta, sinusite, laringite, etc. É um bom expectorante, analgésico e desintoxicante.
Cebola-sementes (Kalounji):- pequenas sementes de cor preta e têm aroma bem peculiar. São usados em picles e alguns salgadinhos.
Coentro (Dhaniya):- usado para anormalidades do Pitta. O suco é um remédio formidável para febre, alergias, gases, indigestão,nauseas, vômitos, desordem da pele, etc. As folhas verdes são usadas na cozinha e também para guarnição. As sementes na forma integral ou em pó são usadas para fazer curry, masalas e para temperar diversos pratos.
Cominho (Jira):- é bom para o tratamento da diarréia, disenteria, dores do abdômem, etc. Quando tostado ou frito, levemente no óleo, solta mais aroma. As sementes na forma integral ou em pó são usadas frequentemente na cozinha indiana. Uma pitada de cominho em pó e sal a gosto, polvilhado em cima de uma xícara de chá de iogurte, já é uma receita deliciosa.
Cravo da Índia (Loung):- produto da flor de cravoária moderadamente afrodisíaco, estimula as atividades do estômago, promove a digestão, eficaz nos resfriados asmáticos, rejuvenecedor e purifica o sangue. O óleo de cravo é usado como poderoso analgésico e alivia a dor de dente. Integral ou em pó é usado nos diversos pratos e como tempero.
Curcumã ou açafrão da terra (Haldi):- também chamado de açafrão da Índia ou gengibre dourado, é uma raiz de cor amarelo brilhante. A raiz fresca em pedaços ou em pequenas tiras junto com sal e suco de limão é usada para fazer picles gostoso. O pó é de uso muito comum em todos os pratos refogados e de vegetais. Antibiótico natural. Melhora a digestão e desenvolve flora intestinal. Purifica o sangue e estimula a formação de novas células. Segundo os Hatha iogues, purifica os canais de Chakras promovendo correção do metabolismo seja excessivo ou deficiente. É usado no tratamento de embelezamento da pele.
Currypatta (Meetha neem):- folhas de forte aroma da árvore Neem, proporcionam um aroma e sabor muito peculiar. São muito usadas na culinária indiana especialmente no sul da Índia. As folhas, como o louro, são separadas na hora de comer e não são ingeridas.
Feno-Grego (Methi):- ajuda a sanar as debilidades de sistema respiratório e seminal, indigestão, hipo-função do fígado, problemas gástricos, controle da pressão sanguinea e é antiflamatório. As sementes são usadas inteiras ou em forma de pó nas masalas e temperos. As folhas são usadas com farinhas para fazer pães e saladas.
Gengibre (Adrak):- é um bom expectorante, analgésico estimulante e causa suor. Usado no tratamento de gripe, indigestão, vômito, dores abdominais, hemorróidas, doenças de coração, dor de cabeça, etc. É fartamente usado na cozinha indiana como tempero. Quando seco é chamado de sounth, usado para fazer temperos para chá.
Gergelim (Til):- bom para rejuvenescer, é um tônico para pessoas de constituição Vata. Fortalece as articulações e é usado para solidificar as fezes nos casos de diarréia. As sementes pretas são boas para os dentes e ossos porque contém maior quantidade de energia solar. Óleo de gergelim também tem o mesmo efeito e é usado para edemas, massagens no corpo e para frituras na cozinha. As sementes brancas são boas para iogues por ter propriedades satvicas.
Hortelã (Pudina):- uma erva muito aromática e de propriedades medicinais especialmente para dores abdominais e gastrite. Muito usada para fazer chutneys, saladas e guarnição.
Lótus-sementes (Makhana):- sementes de lótus pipocadas chamam-se makhana e são usadas nos muitos doces.
Louro-folha (Tej pan):- folhas longas de cor verde clara e muito usadas para aromatizar os pullaos, refogados e currys.
Manga verde seca (Amchoor):- na época, a manga verde é cortada em fatias e seca ao sol> Depois de feito pó ou finas tirinhas são guardadas para o resto do ano para aromatizar curry e refogados.
Manjericão (Tulsi - um tipo de manjericão):- alguns tipos de manjericão tem muitas propriedades medicinais especialmente para febre e doenças originadas pelo frio. O Tulsi é uma planta sagrada dos Hindus. As folhas tenras são usadas para guarnição e para fazer o chá.
Noz-moscada (Jaifal):- utilizado no tratamento de impotência, ejaculação precoce, absorção intestinal, insônia, etc. É um ótimo calmante, alivia a contração muscular especialmente do abdômen.
Macis (Javitri):- a fina membrana externa da noz-moscada (o arilo da noz-moscada) de aroma menos forte e de cor laranja chama se Javitri e é usada no preparo do garam masala e como tempero.
Mostarda (Rai e Sarsõ):- muito usada para temperar os refogados e nos picles. Tem propriedades analgésticas, alivia a congestão e neutraliza as toxinas. A hortaliça é usada para fazer refogado. O chapati e sarsõ sabji é um prato favorito na região norte da Índia, onde o óleo também é usado na cozinha. O óleo da mostarda é muito usado para massagens e bom para a pele. Alivia problemas musculares.
Orégano-sementes (Ajwain):- bom para parar a tosse e usado para reduzir o efeito nos alimentos que provocam problemas gástricos por isso, é usado com muita freqüência nos pratos de grão de bico.
Papoula (khas khas):- pequeninas sementes de cor creme, usados em currys e doces.
Pimenta (Mirch):- ajuda a suar e no país quente como a Índia é ótimo para limpeza interna do corpo por isso, os indianos usam muita pimenta na comida. Os ocidentais geralmente sofrem na Índia por não ter comida sem pimenta. Existem vários tipos de pimentas desde a mais fraca até a mais forte e quase todos são usados, verde ou vermelha madura. No verão, as pimentas são postas no sol para secar e moída para se usar fora da época.
Pimenta do reino (Kali mirch):- muito poderoso estimulante digestivo. Antídoto para excesso de saladas. Destrói toxinas e ajuda a digestão. Usado no tratamento da sinusite, resfriado, dores de cabeça, constipação, gases, perda de apetite, etc. As sementes verdes são usadas nos picles.
Romã-sementes (Anardana):- são usadas em forma de pó como condimento para alguns pratos que além de dar um sabor especial dá uma coloração forte.
Rosa-água de rosa (Gulab jal):- a água destilada das pétalas de rosa ou na forma mais concentrada, a essência de rosa é usada para aromatizar certos doces e no preparo de refrescos. As pétalas são usadas para guarnição e decoração e também para fazer deliciosa marmelada (Gulkand).
Sal Preto (Sendha namak):- de origem rochosa tem cheiro e sabor peculiar e é usado em pequenas quantidades nos picles, salgados e papad (um aperitivo que também acompanha os pratos principais de forma redonda de 15 cm. de diâmetro e espessura de cartolina).
Tamarindo (Imli):- bom para sistema urinário e coração. A polpa de tamarindo é muito usada para fazer chutneys e molhos. A fruta de sabor azedo, depois de retiradas as sementes, é colocada nas receitas de lentilhas (dal) e vários vegetais. É usada para fazer refrescos muito gostosos principalmente na época de calor.
Cultura festivais
Diwali é uma celebração de luzes. É uma ocasião para comemorar a vitória do bem contra o mal e da luz sobre a escuridão.
Diwali, o “festival das luzes” é o festival mais importante para os hindus ao redor do globo. As lendas atrás do festival são tão variadas, quanto a maneira de sua celebração. O significaso mais comum a todos eles é o tema do triunfo do bem sobre o mal. Em áreas rurais, Diwali significa Festival das Colheitas. Toda colheita normalmente significa "prosperidade". Os fazendeiros celebraram com alegria e ofereceram elogios a Deus por lhes conceder uma colheita boa. Com o tempo, foram vinculados numerosos incidentes históricos e várias lendas são atribuídas a este festival.
Lenda principal - A História de Rama e Sita:
Deus Rama era um grande guerreiro, o Rei que foi exilado por Dashratha, seu próprio pai devido a insistência de sua esposa. Junto com o Rei de Ayodhya, foram ao exílio sua esposa Sita e seu irmão Lakshman. No exílio Deus Rama destruiu seu inimigo o demônio Ravana de Lanka que era uma grande Autoridade altamente inteligente e conhecedora da literatura sagrada, mas dominado pelo mal.
Após esta vitória do Bem contra o Mal, Rama voltou ao seu reino Ayodhya depois de de 14 anos no exílio. Em Ayodhya, as pessoas ofereceram boas-vindas iluminando filas de abajures e lamparinas de barro. Portanto , é uma ocasião em honra celebrando a vitória de Rama sobre Ravana; da vitória da verdade contra a falsidade.
A lenda da Deusa Lakshmi:
Neste dia, a Mãe Lakshmi que representa a riqueza e prosperidade emergiu do oceano de leite chamado de Ksheer Sagar. Tem-se como verdade que durante a noite a Deusa visitará a casa e abençoará com a boa fortuna. Por isso na noite de Diwali a Deusa Lakshmi é venerada e para oferecer boas vindas a ela todas as ruas, entradas e as casas são ilumunadas com lamparinas de óleo. A fabricação e distribuição de vários doces e delicias vegetarianas é o menu do dia.
Mas a festa além de ter uma forte conotação material também tem um importante significado espiritual. As iluminações do Diwali com diyas (lamparinas) iluminam e trazem brilho sobrenatural carregado de alegria, com intuito e esperança de encontrar a luz na escuridão, alcançando conhecimento onde há ignorância, e espalhar amor entre o ódio. Diwali também é conhecido como o Festival das Luzes. Luz é importante para o Hinduísmo, porque significa consciência e bondade. Antigamente usavam-se as lamparinas de barro mas hoje todos os tipos de emissores de luz são usados, como velas de várias cores e formas, luzes elétricas etc. As quantidades de luzes podem ser comparadas com iluminação do natal no mundo ocidental.
A comemoração de Diwali dura cinco dias que este ano começa no dia 19 de outubro 2006
Diwali tem muitas lendas. A iluminação, luzes e diyas significam a expulsão da escuridão e ignorânacia, como também o despertar da luz dentro de nós mesmos. É uma festa da família com muita comida, celebração e veneração. A Deusa Laxmi tem um papel primordial neste festival. O festival ocorre no outono. É celebrado durante cinco dias contínuos dentro os quais cada dia possui sua próprio significado. Diwali é um festival de alegria, esplendor, brilho e felicidade. É o festival das luzes, celebrado no mundo inteiro com grande entusiasmo por todos os indianos. A singularidade deste festival é sua harmonia de cinco idéias diferentes:
O primeiro dia de Diwali: Dhanteras
O primeiro dia de Diwali também é chamado Dhanvantari Trayodasi ou Dhanteras. É na realidade o décimo terceiro dia lunar deKrishna Paksh, a quinzena escura do mês de Kartik do calendário lunar indiano. Neste dia, Deus Dhanwantari (Deus da vida e medicina) saiu do oceano com o Ayurveda (o conhecimento da vida) para o ser-humano. Este dia marca o começo das celebrações do Diwali.
Neste dia ao pôr-do-sol, os hindus após tomarem banho devem oferecer um deeya (lamparina) iluminado com Prasad (oferenda - doces) para Yama Raj, o Deus da Morte e rezar para evitar a morte intempestiva. Este oferecimento deveria ser feito perto de uma árvore de Tulsi, o Manjericão Santo ou qualquer outra árvore sagrada que normalmente os indinanos tem no jardim ou perto.
O segundo dia de Diwali: Choti (pequeno) Diwali
O segundo dia de Diwali é chamado Narak Chaturdasi. Neste dia Deus Krishna destruiu o demônio Narakasur e fez o mundo livrar-se do medo. Neste dia a pessoa deve massagear o corpo com óleo para aliviar fadiga e tensões, tomar banho e descansar de forma que Diwali pode ser celebarada com muito vigor, entusiasmo e devoção.
O terceiro dia de Diwali: Lakshmi Puja (veneração da deusa da riquezas e fortuna)
Este é o dia mais importante, quando a Deusa Lakshmi é adorada. Os hindus se banham, vestem as melhores roupas e se unem com os familiares. O Pandit (sacerdote) conduz e orienta a adoração da Deusa divina Lakshmi para receber as bençãos de riqueza e prosperidade, o triunfo do bem contra o mal e da luz sobre a escuridão.
O quarto dia de Diwali: Padwa e Govardhan Puja
Neste dia, é executado Govardhan Puja (adoração da montanha Govardhan). Milhares de anos atrás, Deus Krishna pediu às pessoas do vilarejo de Vraja ( hoje Vrindavan) fazerem a veneração da montanha Govardhan em respeito ao reino mineral. A montanha oferecia muitas plantas medicinais, árvores, proteção contra ventos, alimento para os animais, etc. Existe uma outra lenda que diz; Certa vez devido a fúria de Indra (deus da chuva) ocorreu um dilúvio. Deus Krishna aconselhou as pessoas da cidade a se protegerem embaixo da montanha Goverdhan erguida por apenas um dedo do Deus Krishna salvando a vida de todos do vilarejo. A partir deste momento, todos hindus rezam neste dia do ano para a montanha Govardhan.
O quinto dia de Diwali: Bhai Duj (dia dos irmãos)
O quinto dia do Diwali é chamado Bhai Duj. Normalmente dois dias depois do Diwali é um dia dedicado a irmãs. Muito tempo atrás, na era Védica, O Yama (Yamraj, o Deus de morte) visitou sua irmã Yamuna. Neste dia ofereceu a ela um Vardan (um benefício) no qual consistia em que aquele que a visitar a irmã neste dia será liberado de todos os pecados alcançando o Moksha ou emancipação final.
Desde então, irmãos visitam as irmãs e preocupam-se com o bem-estar delas, trazem presentes etc em contrapartida as irmãs rezam almejando sucesso e segurança para o irmão.
Este dia marca o fim dos cinco dias de celebrações do Diwali.
A Mensagem divina do Diwali:
"Tamaso ma Jyotirgmaya"
Me conduz de escuridão a Luz.
A escuridão é
Ausência da Paz
Tristeza, Perda
Decepção, Miséria
Falta de entusiasmo
furia, ganância, luxúria, íra, inveja, etc.
Todas estas são formas diferentes de escuridão.
Para se libertar da escuridão da tristeza, você precisa se iluminar com a luz da felicidade. Para dispersar a escuridão da doença,você precisa instalar a luz da saúde. Para superar a escuridão das perdas e fracassos, você precisa ascender a luz da prosperidade.
Na essência o Diwali simboliza a destruição do mal e a restauração do bem.
|